PROINFO INTEGRADO - 2012
Tecnologias na Educação: Ensinando e
aprendendo com as TIC
Nome:ELIZA MARIA DOS SANTOS LOZÓRIO
ESCOLA: Municipal de Ensino Infantil e Fundamental BALÃO MÁGICO.
CIDADE: MINISTRO
ANDREAZZA UF: RO
TUTORA: Dalva Rossmann
MODALIDADE: Ensino Fundamental –SÉRIES INICIAIS.
INÍCIO:01/04/2012 TÉRMINO:28/07/2012
HIPERPORTIFÓLIO
Este Portfólio tem por objetivo,
apresentar os meus trabalhos no Curso 100 horas: Tecnologias na Educação:
ensinando e aprendendo com as TICs.
UNIDADE I
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA
VIDA E NA ESCOLA
OBJETIVOS:
·
Compreender
o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem;
·
Planejar
estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos;
·
Utilizar
as TIC na prática pedagógica;
1º ENCONTRO PRESENCIAL:
·
Encontro Presencial Inicial: 4 h
·
Apresentação
do curso
·
Contextualização do tema da Unidade1
·
Realização
da Atividade 1.1
ATIVIDADE 1.1. Relato das reflexões
acerca da temática estudada no texto A sociedade da Aprendizagem e o Desafio
de Converter Informação em Conhecimento de Juan Ignacio Pozo.
A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O
DESAFIO DE
CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO
Juan Ignacio Pozo
De acordo com Juan Inacio Pozo, cresce o número de pessoas
com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas e isso
leva-nos a refletir como os alunos estão interagindo as informações que estão
recebendo. Assim nos faz pensar
sobre como estamos conduzindo nossas crianças ao conhecimento. Onde a
instituição escolar está deixando a desejar? Estamos vivendo em uma era de informação e
inovação tecnológica, mas ao mesmo tempo, existe um fracasso de aprendizagem
nas estatísticas educacionais. O autor argumenta que é necessária uma nova
cultura de aprendizagem significativa,
embora a sociedade tenha acesso às informações cada vez mais freqüentes, os
índices de dificuldades de aprendizagens aumentam.
Observamos neste artigo
que a instituição escolar deve proporcionar e conduzir o aluno a refletir e dar
sentido as inúmeras informações que recebem, despertando o senso critico e
desenvolvendo competências cognitivas.
Na vida tudo é um aprendizado, nós
somos ao mesmo tempo educando e educadores. E essas lições de vida, começam em
nossa casa, quando nossos avôs repassaram para nossos pais suas crenças, suas
tradições, sua cultura, seus costumes, que um dia também nos foram repassado
pelos nossos pais e passaremos aos nossos filhos e netos. Portanto o processo de ensino e aprendizagem
tem recebido ao longo dos anos uma importante contribuição no que se refere à
disseminação dos conhecimentos. São as novas tecnologias trabalhando em favor
da educação, quem não pode ter acesso as múltiplas formas culturais de representação
simbólica socialmente construída está economicamente e culturalmente
empobrecido.
ATIVIDADE
1.2: QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ?
Sou a professora Eliza, estou há três anos na
educação. Meu trabalho é proposto em ensinar e aprender, pois o professor não
mais é visto como fonte de conhecimento, porém ele tem que ser flexível sempre
em busca de novos conhecimentos, que incluem o uso das novas tecnologias na sua
prática de ensino.
ATIVIDADE 1.3 - Para aprofundar a
reflexão sobre Educação e Tecnologia, assisti à entrevista do Prof. Dr.
Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia. A partir das questões colocadas em
conteúdos estudados anteriormente e da análise da entrevista, registrei
minhas próprias reflexões e
aprendizagens.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Conforme o Professor Ladislau: A escola é lugar de construir
saberes, está inserida em uma sociedade moderna, que sofre constantes
transformações em todos os segmentos sociais, principalmente no que diz
respeito ao uso das tecnologias. É necessário então, que as instituições
educacionais utilizem essa ferramenta como meio para agregar novos
conhecimentos. O professor como mediador do conhecimento não pode ficar alheio
a essas transformações. Portanto, o educador precisa adquirir conhecimento e saber
usar as tecnologias como uma ferramenta necessária para dinamizar suas aulas,
estimular e desenvolver o ensino aprendizagem
ATIVIDADE
1.4: ATIV1_4_ELIZA- CONSISTE EM FAZER UM DIAGNÓSTICO E
SLIDES DAS TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA BALÃO MÁGICO
ATIVIDADE 1.5 - Esta atividade consistiu em Elaborar um mapa conceitual para sintetizar
as aprendizagens conquistadas até o momento, utilizando o software Cmap Tools.
ARQUIVO: ATIV1_5_ELIZA
ATIVIDADE 1.6
1º Realização de
uma pesquisa orientada- metodológica WebQuest - Sobre experiências desenvolvidas com
projetos.Esta tarefa irá, portanto,
ajudar a descobrir o uso das tecnologias integrando a uma proposta pedagógica
coerente com seus objetivos.
“O que é
WebQuest ?
·
A webquest é uma metodologia de pesquisa
orientada da web, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são
provenientes da própria web. Trata-se de uma atividade didática de
aprendizagem, que aproveita a imensa riqueza de informações do mundo virtual
para se criar o conhecimento. Essas atividades podem ser desenvolvidas para o
ensino fundamental, médio e superior.
UNIDADE II
INTERNET, HIPERTEXTO E
HIPERMÍDIA
OBJETIVOS:
l Apresentar
da Internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço
tanto para pesquisa como para publicação do que se faz na escola).
l Apresentar
espaços de pesquisa de pesquisa e de colaboração na Internet (Wikipédia e
Diciopédia entre eles)
l Apresentar
os hipertextos como modalidade típica de registro na Internet e convidar os
cursistas a navegar por alguns.
l Apresentar
o conceito de hipertexto como a forma de representação não linear do
conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia
computacional.
l Apresentar
algumas reflexões sobre a relação entre esta forma de representação e o
pensamento humano.
l Provocar
o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando o editor de
textos do BrOffice, o BrOffice writer, distribuído junto com o Linux educacinal.
ATIVIDADE 2.1:
Navegar em hipertextos
COMPARTILHAMENTO: A experiência da navegação livre. (sem postagem)
ATIVIDADE 2.2
Navegando
em busca do conceito de hipertexto
TEXTO: Impressões a respeito de aprender sobre hipertexto por
meio de um hipertexto, navegando pela página do Wikipédia. (sem postagem)
ATIVIDADE 2.3 -. O QUE É UM HIPERTEXTO?
TEM COMO OBJETIVO AUXILIAR NA
QUESTAO DO NA EVOLUÇAO DA TECNOLOGIA E NOS DAR LIVRE ESCOLHA DE INFORMAÇAO.
QUANDO NAVEGAMOS NA INTERNET
ENCONTRAMOS VARIOS SITES, BLOGS QUE NOS
DA A OPORTUNIDADE DE ABRIR VARIAS JANELAS E OBTERMOS A INFORMAÇAO
DESEJADA. ISSO E CHAMADA DE HIPERTEXTUAL
NO CIBER ESPAÇO.
ATIVIDADE 2.4-.CONHECENDO E COMENTANDO O
TRABALHO DOS COLEGAS
É muito importante
ver que todos os nossos colegas estão engajados por uma educação melhor e de
qualidade. Observei que todos pesquisaram bastante para realizar suas
atividades em sala de aula utilizando para isso a internet.
ATIVIDADE 2.6 Planejando uma atividade com
hipertexto ou Internet.
Acompanhei a execução do projeto das colegas Neila e Miriam e vi o quanto elas buscaram na internet informações para trabalhar esse projeto com seus alunos.Também acho que poderiam ter incrementado ainda mais através de filmagens e pesquisas dos próprios alunos na internet. Mas aos poucos vamos enriquecendo nossas idéias, a tecnologia está aí para isso.
ATIVIDADE 2.7 Execução
da atividade planejada. (sem postagem)
ATIVIDADE 2.8 Registro Digital da
Experiência - O Hipertexto. O projeto LITERATURA INFANTIL foi desenvolvido na escola Balão Mágico com os
alunos do 2º ano do ensino fundamental. O objetivo principal foi o de resgatar
o hábito de ler, este projeto aguçou a curiosidade dos alunos levando os a
despertar o interesse pela literatura infantil. Durante o desenvolvimento do
projeto foram utilizados várias metodologias e recursos como literatura
infantil, vídeos, pesquisas na internet, apresentação por meio de slides e
apresentação teatral. Projetos como esse podem fazer com nossos alunos
despertem o gosto pela leitura, tornando a aprendizagem mais atrativa e fácil.
ATIVIDADE 2.9- pôster
ATIVIDADE 2.10
Navegar na Wikipédia - (sem postagem)
ATIVIDADE 2.11
Conhecer o Wikicionário - (sem postagem)
UNIDADE III
CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS
OBJETIVOS:
OBJETIVOS:
·
Contextualizar
o tema de que trata a Unidade 3: Currículo, projetos e tecnologias, a partir
das contribuições das tecnologias — em especial da tecnologia digital — ao
desenvolvimento de projetos.
·
Propiciar a identificação das concepções de
currículo e sua ressignificação diante das possibilidades de integração da
escola com diferentes espaços de produção de conhecimento.
·
Identificar
as características do currículo construído por meio do desenvolvimento de
projetos de trabalho, com o uso de tecnologias
ATIVIDADE 3.1
O desenvolvimento
tecnológico exige que a educação se atualize na forma de ensinar e aprender.
Vivemos em uma sociedade de mudanças que proporcionam o crescimento entre
professor e aluno. Sabemos que devemos dar a liberdade para nossos se alunos
expressarem, e fazer com que os mesmos tirem suas dúvidas e algumas
inquietações, não é somente interagir em uma rede social, e sim tentar
envolvê-los de maneira que a comunicação e a interação social possam contribuir
para o seu processo de construção do senso crítico. Creio que as tecnologias
existentes favorecem a aprendizagem e que o diálogo é fundamental para que a
informação se transforme em conhecimento de qualidade. Isso proporciona uma
educação de qualidade.
ATIVIDADE 3.2- contextualizando a mudança: da teoria a
prática. (sem postagem)
ATIVIDADE 3.3
VÍDEOS NA SALA DE AULA
TURMA: PRÉ II e 2º ANO E. FUNDAMENTAL
PROFESSORAS : ELIZA M. LOZÓRIO e ADRIANA ALVES
OBJETIVOS;
- Utilizar a internet como
fonte de pesquisa e informação para a sala de aula;
- Levar os alunos a
entenderem que a televisão é uma fonte de informação;
- Utilizar o datashow ;
- Favorecer a aprendizagem na
sala de aula;
CONTEÚDOS
- Percepção auditiva e
visual;
- Conservação do meio
ambiente;
- Socialização;
- Reciclagem
METODOLOGIA
- Conversa informal sobre
meio ambiente e reciclagem
- Pesquisa na internet de
vídeos sobre o assunto
- Levar os alunos para
assistirem ao vídeo através do datashow
RECURSOS
- Humanos
- Computador
- Internet
- Datashow
AVALIAÇÃO
Será feita através da
observação da interação dos alunos aliadas à sua mudança de comportamento com
relação à conservação do meio ambiente.
ATIVIDADE 3.4
Esse trabalho foi
realizado por turmas e por etapa, respeitando sempre o ritmo e nível de
aprendizagem do aluno. Os alunos adoram realizar estas atividades ,pois é algo
novo e prazeroso. Além disso e algo muito enriquecedor para a educação.
ATIVIDADE 3.5 Conceito de currículo e o processo de
integração de tecnologias ao currículo
O currículo
de uma escola vai além do espaço da sala de aula,vai além do conteúdos
relacionados para as séries, pois qualquer ambiente pode ser usado para
adquirir ou construir conhecimento e também a socialização para que se forme
pessoas cidadãs. E a educação hoje necessita de reformulações em metodologias,
em recursos didáticos, para poder acompanhar o mundo evoluído tecnologicamente
e ao qual está inserida. Não devemos no entanto, acreditar que o simples fato
de a escola possuir computadores estará sendo atual e moderna. Corre-se o risco
de mau uso sem finalidades objetivas e didáticas. Se, principalmente, o
professor não for requalificado para essas tecnologias, a escola pode estar a
usar o computador apenas como mais uma máquina auxiliar, assim como já houveram
tantas outras, como retroprojetor, TV, etc. O professor ao propor o uso do
computador na sua prática pedagógica, deve utilizá-lo para estimular o
conhecimento, a capacidade de pensar e de criar do aluno. Se a escola como um
todo se fechar para essas mudanças urgentes, estará sendo discriminadora com
aqueles que não teriam outra oportunidade a não ser essa de poder participar
dessas tecnologias e estar melhor preparado para o mundo competitivo atual.
ATIVIDADE 3.6
UNIDADE IV
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
OBJETIVOS:
OBJETIVOS:
·
Apresentar
algumas possibilidades de exploração de mídias digitais.
·
Apresentar
algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais.
·
Apresentar
os repositórios de mídia da Internet.
·
Apresentar
o CRV como ambiente em que se podem encontrar orientações pedagógicas diversas.
·
Estimular
o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e
linguagens).
ATIVIDADE 4.1
ATIVIDADE 4.2
Achei muito interessante o portal do
professor, realmente muito rico em diversas informações para nós professores o
que às vezes falta é nos organizarmos e procurarmos mais ferramentas para
melhorar o nosso trabalho através da tecnologia.
Não tem como dizer que um
título é mais importante pois todos tem igual valor para a nossa prática.
ATIVIDADE 4.3 As
mídias estão ocupando um lugar cada vez mais importante na educação e nós
professores temos que estar nos atualizando porque as tecnologias aumentam
rapidamente e a sociedade gira em torno disso. Devemos preparar nossas aulas de
forma que nossos alunos não achem que a escola ainda vive na época das
“cavernas”, portanto utilizando as mídias a nosso favor.
ATIVIDADE4.4
ATIVIDADE 4.5
Fotos da realização do
plano de aula “VÍDEO NA SALA DE AULA”
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